50 comentários em “Andou pra trás :(

  1. Tbm acho Michel, regressão total…quando entrei chega tomei um susto e fiquei dando F5 pra ver se abria mais alguma coisa hehehe.

    Acho que a galera quis “enxugar demais o layout e a estrutura” e acabou comprometendo. 🙁

  2. Nossa!! Estava esperando algum blog comentar pra eu poder me expressar…. levei um susto tambem… hahua

    Será que eles mudam a home só pra “mostrar serviço”? rsss

    A antiga home era melhor.

    vlw
    Ricardo Pitanga

  3. Meu Deus… quem idealizou isso?? Quem aprovou isso? Concordo com vc Michel, a Globo.com tinha o layout mais bem resolvido mesmo…

  4. Olha q já melhorou um pouco. Mais cedo ela parecia um pouco mais ‘pelada’. Mas ainda assim continuo preferindo a versão anterior…

  5. É Michel, essa é a tendência de “Layout pelado” que tanto vemos por aí. Assim como o Google Talk é careca comparado ao MSN. Ao invés de imagens, apenas cores e fontes. Até o logo mataram. Bem, que os layouts devem ser leves, claro, devem ser. Ajustáveis a qualquer navegador ou hardware, sim, claro. Mas ainda acredito que o “layout pelado” ainda seja apenas mais um modismo daqueles q já vimos tanto passando por aqui. 😉

  6. Nossa, ficou medonho!

    Quiseram “simplificar” mas destruiram o visual, achava o outro muito bonito e bem estruturado.

    Até o fav-icon ficou ruim…

    Como jah disserama cima, existe uma tendencia de “design” que leva mto a serio o “menos é sempre mais” e acaba exagerando.

    Abraço Michel!

  7. naum vi nenhum argumento concreto, fora o gosto naum gosto que caracteriza a superficialidade dos arquitetos e designers brasileiros.
    vamos subir o nivel da discussaum….

  8. fala michel, como ce ta? respeito sua opinião, assim com a de todos na web… mas tivemos uma aceitação muito boa, tanto na blogsfera, como nos testes que fizemos internamente antes do lançamento.
    o que mais te incomodou nesse revamp 2.0? :p
    ainda q não deva explicações, acho muito importante escutar alguém do meio como vc, com história e conhecimento dessa nossa web brasilis… conta pra gente, vai!!!
    abx

    ps: espero que tenha sido só um estranhamento inicial, comum em qualquer mudança desse porte… 😉

  9. Galera , jah eu estava ancioso p/ ver o comentários sobre a nova Home da Globo.com , que eu particulamenti gostei , mass pelo jeito muitos aqui não gostaram .

  10. Achei a nova home muito boa. Ela tem uma versatilidade que talvez nenhum outro portal do mundo tenha, e apresenta algumas inovacoes tanto em estilo (que muitos podem nao gostar num primeiro momento), como em features, como as clouds, os indicadores. Eu vi algumas variacoes que mostravam como o conteudo se comporta e achei perfeito.

  11. Concordo com o Caco Vaccaro.

    Eu achei perfeita, pois agora está acessível a deficientes, roda sem css, e é exibida em qualquer celular.

    Fora isso, a usabilidade e a arquitetura de informação está muito mais trabalhada.

    Ela está limpa, pois entramos lá apenas para ler informação e não decoração.

    Confiram também o site do BBB 8, que segue as mesmas tendências.

    http://globo.com/bbb

  12. Vou reproduzir aqui minha resposta para o Coelho. Pra quem não tiver saco de ler, resumidamente, acho que a nova home tem ótimas soluções mas perdeu em personalidade.

    Grande Coelho,

    Tô mandando em PVT pra não colocar lenha na fogueira. Aliás, me desculpe meter o bedelho e abrir a discussão. Não gosto nem acho que me cabe o papel de crítico, afinal costumo achar que quem critica não faz. Mas realmente fiquei com pena da solução anterior (que me parece uma obra-prima, sensacional mesmo) tenha sido substituída.

    Em linhas gerais, eu acho que perdeu personalidade. Está muito bem resolvido sim, mas o padrão poderia ser aplicado pra qualquer empresa. Acho que na redução de cores, enxugamento, acabou ficando um pouco ‘genérico’ demais. Acho que talvez tenha ficado ‘plain’ demais. A solução que ainda está em GloboEsportes e G1 me parece com muito mais ‘marca’ própria, personalidade, contraste, peso nos itens importantes, enfim.

    Mas é isso. De todo jeito, ducaralho a coragem pra trocar e experimentar. Eu acho que é isso que faz o trabalho da Globo.com tão outstanding.

    Grande abraço, Michel

  13. Olá Michel, achei os primeiros comentários muito radicais. Ainda não me acostumei com o layout, realmente o impacto foi muito grande. Em compensação, achei a solução fantástica em termos de usabilidade e AI, gostei logo de cara.
    Concordo quando você diz que o portal perdeu personalidade, ‘marca’.
    Seria muito bom ver a reação das passoas se esse não fosse um portal da globo, se fosse um portal novo por exemplo. Qual seria a opinião das pessoas? Até que ponto será que a impressão das pessoas foi influenciada pelo peso do nome GLOBO .

  14. Não sei explicar conceitualmente as razões, mas achei que ficou mais confortável de ler, na minha opinião. Só tenho isso a dizer.

  15. Michel e amigos,
    O vínculo emocional com o que estávamos acostumados é mais do que normal em redesenhos. Eu também sou fã da home anterior, mas entendo que a mudança foi boa. Feita a readaptação inerente a esse processo, vai dar pra perceber que 1) a leitura ficou mais confortável, 2) Ganhamos uma coluna lateral com um conteúdo que não ficava exposto antes, 3) Padronizando o design gráfico ganhamos agilidade e maior foco na parte funcional. Abs, Gluz

  16. Eu gostei. Achei a página bem mais leve, acessível,
    a arquitetura de informação bem mais “auto explicativa!
    A única coisa que eu não entendi é porque o menu com
    css desabilitado aparece lá em baixo. Acho que um link
    para pular direto para o conteúdo também caíria muito bem.

    O site do N.Y Times também é “pelado”, sendo que ninguém
    “fala mal” dele!

  17. Design, usabilidade, arquitetura de informação e acessibilidade devia andar juntos. Não sei pq tanta gente tem colocado isso em lados opostos.

    A página tem muitos pontos fortes, mas fico com o Vinícius: “as feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”.

  18. “arquitetura da informaçao” e “usabilidade” não querem dizer “matar visual” ou “enchugar cores para por um fundo branco com tudo chapado”.

    Só porque o google, o youtube, o orkut e o flickr fazem isso, nao quer dizer q esta seja a formula.

    É o argumento q coloco.

  19. A nova home da de 10 na outra, bem mais organizada e usual e bem mais limpa! Só tem o necessário se vocês forem notar.

    Na minha opinião, a nova home esta muito boa, porém deu os ares do G1 que também é globo!

  20. To com a impressão q o pessoal da globo.com ta pedindo até pra a mãe entrar aqui e comentar a favor. Ja tem buzz nos usabilidoidos e todos tbm vem defender…

    Minha opnião, assim como os primeiros posts (antes do buzz), é que o layout ta péssimo e a usabilidade ta ótima.
    Como diria minha vó: “Não precisa ser 8 nem 80”, a equação poderia ter sido mais equilibrada.

    Abs a todos

  21. Bom, em questões de usabilidade e AI, o portal ficou muito melhor.
    O conteúdo ficou mais organizado. Tem até tag cloud!
    Sobre o layout, ficou mais simples. Pra quem gosta de simplicidade, “design minimalístico”, ficou legal. =)

  22. Michel,

    o que eu achei mais legal na nova home, e não vi ninguém comentando ainda, é que ela é 100% mobile friendly, funcionando perfeitamente bem em Web Browsers dos celulares.

    Abs N!

  23. Eu acredito que toda mudança altera um pouco a rotina do que os usuários vêem, o que eu quero dizer é que as pessoas quando se acostumam com um layout não gostam quando ele é alterado.

    Isso eu acompanhei no Webinsider, quando o Henrique alterou aquele amarelão pelos tons mais pastéis, e com o Charges, todo colorido e agora num tom azul.

  24. No começo eu achei estranho, mas acho que agora estou me acostumando. Sem contar que eu quase nunca acesso a home propriamente dita da Globo.com. Geralmente caio direto no G1 ou no Globo.

  25. Simples, intelingete e funcional.

    Acredito que o portal Globo.com hoje tem uma navegação mais agradável que a do layout anterior. Apesar de também ter ser um fã layout anterior, precisamos pensar que existem fatores tecnicos como tamanho da página total da página, que influênciam no carregamento desta.

    Tentem analisar o tamanho da página anterior para esta atual e quanto de banda o portal Globo.com não esta economizando! Prestem atenção que os elementos de layout ficaram reduzidos a logo, praticamente.

    Abraços

  26. Bom, eu achei o novo portal muito melhor agora! Está muito mais limpo, com as informações bem divididas e não poluídas como era antes (excesso de informação também polui). Outra coisa, não sei se vocês pensaram nisso, mas o novo layout estimula muito mais a leitura!
    Abs.

  27. Também gostava bastante do layout anterior. Ele apontava apenas um problema nos destaques no topo, confundindo sempre a imagem destaque com a notícia ao lado, mas concordo plenamente que o novo layout estimula muito mais a leitura.

  28. A verdade é que o site anterior era ótimo e o atual é o dobro melhor,
    Alguns erros de AI e até de usabilidade como busca (que não existia na home) foram corrijidos.Parabenizo a equipe da globo.com pela ousadia em pró do usuário .

  29. Se o Michel falar que bosta tem gosto de soverte, todos vão concordar! A influencia do Michel é incrível. Ele dita os padrões e a massa simplesmente acata.

  30. Pensando pelo lado da acessibilidade o site ta bem melhor e eu acredito que quem ta em busca de notícias no G1 necessita mais de usabilidade e acessibilidade do que de layout lindão.
    Mas pensando pelo lado do design era mais atraente antes.

Comentários fechados.