Encontrada a cura para a info-obesidade: filtros! :)

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone

No momento em que fica barato e simples para qualquer pessoa publicar, o filtro natural que barrava a saturação da quantidade de informação (custo, complexidade, acesso) desaparece. E portanto, estamos inundados de informação (ou info-obesos). Seria portanto apenas uma questão de se reconstruir o sistema de filtros? É uma boa teoria.

Mas daí eu pondero. Os filtros que existiam antes nunca haviam nos deixado ter acesso a todo esse mar de informação. E agora, uma vez expostos, seria possível superar a nossa curiosidade ou gula por conhecer tudo que existe e re-construir estes filtros? Queremos isso? Ou será que vamos aprender a viver info-obesos e felizes com o passar do tempo?

Veja o que tem a dizer Clay Shirky (irmão careca do Tom Hanks) sobre a information overflow e a falha de filtros em uma palestra no Web 2.0 Expo no ano passado.

(Via Gabriel Cunha)

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone

2 comentários em “Encontrada a cura para a info-obesidade: filtros! :)

  1. Obrigado por me mencionar, Michel. Em relação aos filtros, acho que somos como crianças dentro de uma loja de doces. Sabemos que não há como consumir tudo o que está ali, mas queremos aproveitar ao máximo.
    Ainda assim, como crianças têm seus doces favoritos, nós temos assuntos preferidos, e no fim das contas fazemos filtros mesmo sem perceber.

Comentários fechados.