Good-bye On/Off. Hello Branding/Performance

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone

Branding x Performance

A queda do muro do on/off foi prevista e decretada já há alguns anos. A parede foi derrubada, mas ainda resta debris no caminho, que ainda vai levar um tempo para ser limpo completamente. Processos ainda precisam ser ajustados aqui e ali, estruturas revistas, modelos de remuneração refeitos. Mas conceitualmente, é difícil, pra não dizer impossível, encontrar alguém hoje em dia que não faça eco e concorde com o fim desta separação.

Mas isso nos leva a outros universos, que por hora continuam separados e, tenho dúvidas se algum dia vão se juntar: a construção de marcas, (branding) e a performance.

O branding, totalmente orientado à construção, posicionamento e lembrança de marcas. Feito através de muito planejamento, criação e conteúdo, rico em imagens, video, design. A performance, radicalmente focada no resultado final de vendas, aumento de tráfego, geração de leads, conversão.

Um não existe sem o outro você vai dizer. É possível se fazer as duas coisas ao mesmo tempo, eu vou ouvir. Fato é que, sim, os dois universos estão interligados, mas são habilidades muito específicas. E hoje se encontram em pontas radicalmente distantes.

No passado, branding esteve renegado ao mundo offline. Performance ao mundo digital, com as taxas de clique e tudo mais que pode ser mensurado. Dai chegou o vídeo para o online, a programática e melhores formas de segmentação para o offline e os universos se misturaram.

Mas a forma de se trabalhar branding e performance continuaram muito diferentes e exigem conhecimentos muito específicos para que sejam bem feitos. Grupos de pessoas e/ou empresas com skill sets muito diferentes.

A partir de agora teremos as agências que vão poder fazer branding em qualquer plataforma, usando qualquer meio e aquelas que vão trabalhar as ferramentas de performance e os resultados de negócio como ninguém.

Portanto, na próxima procura por agências especializadas, esqueça de vez por todas o assunto online/offline e pense quem vai poder te ajudar a construir bem sua marca e/ou te ajudar com os resultados de negócio. Provavelmente você vai trabalhar com duas empresas diferentes. E vai precisar ser assim por um tempo.

Até que esse muro também caia.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *